Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


janeiro 21, 2015


Pluralismo religioso... pentecostal, arminiano, calvinista, blá, blá, blá...

[415,510]

Meu DEUS, como este povo é religioso, pentecostais, arminianos, calvinistas, reformados, presbiterianos, luteranos... não pensam que CRISTO é ÚNICO, SOBERANO, apenas UM , mas eles vivem do pluralismo religioso...

Queria entendê-los, mas como, afinal, cada um tem sua doutrina denominacional, doutrinas de homens em que seus seguidores são estudiosos obcecados que não enxergam o significado do sofrimento vicário de CRISTO, antes defendem de forma agressiva seus idealizadores, não aceitam nenhuma discussão ou entendimento, sempre se acham os donos de uma verdade fingida, articulada por religiosos de outrora, que jamais aceitaram a CRISTO...
Pentecostalismo
O primeiro grupo de pentecostais conseguiram sua membresia das igrejas Holiness Weslyanas - um grupo de metodistas - e, em muitos casos, dos grupos renovados onde elas começaram (batistas, metodistas, presbiterianas). William J. Seimor, um aluno negro, tornou-se mais tarde o líder de uma missão no número 312 da Rua Azusa em Los Angeles, no ano de 1906. "Falar" em línguas se tornou comum nessa missão. Pode-se dizer que a Missão da rua Azusa é a mãe do pentecostalismo mundial. Essa missão chamava-se "MISSÃO APOSTÓLICA DA FÉ". Este nome durou até 1914 quando foi mudado para "ASSEMBLÉIA DE DEUS" (Silas Malafaia, Jabes Alencar).
Arminianismo
Sistema de crença que tenta explicar a relação entre a soberania de Deus e o livre-arbítrio da humanidade, especialmente em relação à salvação. O arminianismo recebe esse nome devido a Jacó Armínio (1560-1609), um teólogo holandês. O arminianismo enfatiza a responsabilidade do homem. 
Calvinismo
João Calvino foi o iniciador do movimento religioso protestante.
Defende a “depravação total”, cada aspecto da humanidade está contaminado pelo pecado, e por isso, os seres humanos são incapazes de vir a Deus por iniciativa própria;
a “eleição incondicional”, afirma que Deus elege pessoas para a salvação baseado inteiramente em Sua vontade, e não em nada que seja inerente à pessoa;
a “expiação limitada”, a crença de que Jesus morreu apenas pelos eleitos;
a “graça irresistível” defende que quando Deus chama alguém para a salvação, esta pessoa inevitavelmente virá para a salvação;
a “perseverança dos santos” se refere ao conceito de que a pessoa que é eleita por Deus irá perseverar em fé e nunca negará a Cristo ou se desviar Dele.
Presbiterianos
O nome "Igreja Presbiteriana" popularizou-se nas Ilhas Britânicas a partir da obra do reformador escocês João Knox (c.1514-1572), que foi discípulo de Calvino em Genebra.
O termo "presbiteriano" decorre do fato de que nas igrejas desse nome o governo é exercido por "presbíteros." A palavra grega presbyteros significava "ancião," "homem idoso".
Portanto, nas igrejas presbiterianas a liderança é exercida pelos presbíteros, os quais se subdividem em duas categorias – os presbíteros "regentes" (que governam), voltados primordialmente para funções administrativas, e os presbíteros "docentes" (que ensinam), ou seja, os ministros ou pastores. Esses dois tipos de presbíteros tem a mesma paridade, não se constituindo em uma hierarquia. Todavia, os pastores ou presbíteros docentes têm algumas funções privativas, como o ministração dos sacramentos. Os presbíteros exercem as suas funções em vários níveis: localmente, no "conselho" de cada igreja; em âmbito regional, nos presbitérios e sínodos; em âmbito nacional, no Supremo Concílio.
Reformados
Ensina que Cristãos estão nesse mundo para fazer a diferença, espiritualmente através de evangelismo e socialmente através de uma vida santa e de humanitarismo.Outras características Reformada geralmente incluem a observância de dois sacramentos (batismo e comunhão), uma opinião de que certos dons espirituais cessaram (esses dons não foram mais passados à igreja), e uma opinião não dispensacionalista das Escrituras. As igrejas reformadas dão grande valor ao ensino de João Calvino, John Knox, Ulrico Zuínglio e Martinho Lutero. A Confissão de Fé de Westminster incorpora a teologia da tradição Reformada. Igrejas modernas na tradição reformada incluem a Prebisteriana, Congregacionalista e algumas Batistas.
Luteranos
Ramo do cristianismo protestante. Baseia-se nas ideias de Martinho Lutero, que viveu na Alemanha no século XVI. Esse foi um dos primeiros grupos a se separar da Igreja Católica, durante o movimento da Reforma. Os ensinamentos Luteranos estão reunidos no Livro de concórdia, o qual contém preces e documentos que explicam a fé, incluindo o documento chamado Confissão de Augsburgo, que traz as crenças básicas do luteranismo; acreditam que as pessoas serão salvas pela sua fé em Deus, e não pelas coisas que fizeram.

E por aí vai, espiritismo, igrejas batistas (os Valadão, Jorge Linhares), Renascer em Cristo (Estevan e Sônia Hernandes), Deus é Amor, Universal (Edir Macedo), Mundial (Valdemiro Santiago), Internacional da Graça (RR Soares), MIR (Renê Terra Nova), e mais umas centenas de outras instituições religiosas apelidadas de 'igrejas' ou afins, tentam de qualquer forma, lícita ou ilícita, com argumentos facciosos enganar, locupletar, disseminar da fé de meninos, muitos até intelectualizados, incautos e inconstantes, que se alienam a estas instituições, redutos pecaminosos disfarçados de santos.

Estou errado?? Quem discorda joga a primeira pedra!!!!



Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.


Nenhum comentário: