Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


fevereiro 20, 2012

Alegoria: Agar, Ismael e os lugares “igrejas”

[202560]

Deus havia feito a promessa a Abrão quanto a sua descendência, entretanto, Sarai, estéril, mostrando sua incredulidade em relação a promessa, sugeriu que sua escrava Agar se deitasse com o marido [Gênesis 16].

Agora, muitos querem se dizer filhos de Abraão, e neste sentido podemos ter entendimento quando as Sagradas Escrituras nos testificam que o patriarca teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre; todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa [Gênesis 21.2];

Cabe-nos interpretar que, muito embora conhecer a Palavra de Deus não sugere que seja um filho de Abraão conforme a promessa de Deus.

O que se crê por alegoria, porque estas são as duas alianças; uma, gerando filhos para a servidão, que é Agar, pois, é escrava com seus filhos, e assim podemos interpor que as instituições religiosas com placas de “igrejas” sejam como a escrava, foram, ambas, sujeitas a servidão, Agar a Sara e as instituições religiosas aos seus fundadores;

Mas a que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
Porque está escrito: “Alegra-te, estéril, que não dás a luz; esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido” [Gálatas 4].

Mas, os que não se permitem em contaminar com as coisas religiosas criadas pelas fantasias, crendices, sofisma, dogmas de homens e suas instituições com placas de “igreja”, os que agora somente professam ao Senhor Jesus em qualquer lugar, sendo feitos irmãos de Cristo, são filhos da promessa como Isaque.

Pois que, então, como aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora; os evangélicos que defendem instituições com placa de “igrejas”, sendo gerados segundo a carne de seus fundadores, querem menosprezar os crentes que se fazem a Igreja de Cristo e pelo Espírito se libertaram da escravidão imposta por homens religiosos, mesmo por que, a Igreja que são pessoas [Efésios 2.22] e não lugares...

Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses da Igreja que Cristo edificou.

.

2 comentários:

Igreja do Evangelho Segundo Jesus disse...

Aos puros e humildes. paz, amor e misericórdia.

Irmão James,
Esta palavra nos instrui e serve para mantermos perseverantes na Sã Doutrina. Bem como no está escrito em ISAIAS 3,12
"Quanto ao meu povo, crianças são os seus opressores, e mulheres dominam sobre eles. Ah, povo meu! os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas."; porque muitas destas religiões tem crianças e mulheres no dominio, guiando-os para perdição.

Giuliano Miotto disse...

Caro mano James,

Muito boa a alegoria. Não entendo como é que alguém consegue defender as denominações/instituições sem qualquer base bíblica.
Sigamos e prossigamos em expor o cristinismo puro e simples instituído por Jesus.
Abraços fraternos em Cristo
giuliano miotto
servo de todos os irmãos