Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


junho 09, 2011

A história da “igreja”, como edifício de pedras

.
Antes de iniciarmos este estudo, é importante lembrar que, Jesus muitas vezes (sempre) incomodou os religiosos em o tempo de Seu ministério terreno; Sua própria presença, causava estranheza e repulsa; deste os primórdios da humanidade foi assim, o bem causa desconforto para o mal;

Homens retos, humildes, são objeto de oposição;

E, sem dúvida alguma, aqueles que professam em verdade as coisas de Deus, sofrem repulsa e são constantemente censurados, pois que, mostram que somente Cristo é o Caminho, que não há nenhum homem neste mundo que mereça destaque.

Quanto as “igrejas”...

No tempo dos Apóstolos, precisamente o livro de Atos, e até próximo o fim do século 2, não havia templos, ou denominações...

Nenhum dos apóstolos de Cristo, fundou ou criou a “sua” própria (particular) igreja!!

Mas, em 311, passou-se então a existir os “templos”, agora, chamados de “igrejas”, vindo depois após a publicação do Édito de Milão em 313, as edificações a serem patrocinadas pelo Império Romano.

[Édito de Milão, março de 313.
"Nós, Constantino e Licínio, Imperadores, encontrando-nos em Milão para conferenciar a respeito do bem e da segurança do império, decidimos que, entre tantas coisas benéficas à comunidade, o culto divino deve ser a nossa primeira e principal preocupação. Pareceu-nos justo que todos, os cristãos inclusive, gozem da liberdade de seguir o culto e a religião de sua preferência. Assim qualquer divindade que no céu mora ser-nos-á propícia a nós e a todos nossos súditos. Decretamos, portanto, que não, obstante a existência de anteriores instruções relativas aos cristãos, os que optarem pela religião de Cristo sejam autorizados a abraçá-las sem estorvo ou empecilho, e que ninguém absolutamente os impeça ou moleste...]

Um dos primeiros templos (igrejas) da religião do Cristianismo foi construído entre 315-316, onde Eusébio de Cesaréia discursou na inauguração de uma igreja na cidade de Tiro;

Constantino, através de sua mãe, Helena, decidiu construir em Jerusalém, a “igreja” do Santo Sepulcro.

Em 326, foi Basílica da Natividade, em Jerusalém; em Roma, a Antiga Basílica de São Pedro; a ainda, Constantino e Helena comandaram a edificação de uma basílica, destruída em 614 pelos persas;

Foi construída, também, uma "igreja", no Monte Tabor, onde os religiosos do cristianismo de Constantino, afirmaram ter sido lá o local da “transfiguração” e muitas outras construções chamadas “igrejas” por todo o Império romano.

Podemos dizer, com certeza, que o protestantismo (hoje, a grande maioria evangélica) foi um protestante que imitou sua origem, o Cristianismo Católico Romano.

Portanto, este é o conceito comum de "igreja", ou seja, remete-se, erroneamente, a visualizar uma edificação construída, onde é certo, pelo menos, abrigar da chuva; e contestando esta figura, a Palavra de Deus (Bíblia) se refere a "Igreja" como as pessoas que professam o nome do Cordeiro de Deus sobre a face da terra (os crentes).


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.
.
_________
[96889]

2 comentários:

Braitny disse...

VEIO humildemente AGRADECER POR MAIS UMA MSG SOBRE ESTE ASSUNTO...
tenho 21 anos e MINHA VIDA FOI TRANSFORMADA PELO AMOR DE CRISTO sem nenhum intermediário feito a mão de homem...
CONTINUE AKI USANDO AS ESCRITURAS E COM AMOR EDIFICANDO NA FÉ EM CRISTO NOSSO SALVADOR FIKE NA PAZ DE CRISTO!

Gordom disse...

Irmão James, concordo plenamente com o irmão.
Jesus Cristo quando ia ao templo de paredes da sinagoga e pregava o Verdadeiro evangelho que os homens podres precisavem ouvir, nas primeiras fileiras dos bancos ficavam os fariseus, saduceus e os escribas, sempre para atitirarem pedras em Jesus desclassificando-o.
O interessante que João Batista a voz que clamava no deserto não participava desta sinagoga.
Sempre pregava no deserto e milhares de pessoas viam ao seu encontro no deserto para ouvir a pregação do puro evangelho de arrependimento e Verdade de salvação Cristo o salvador; onde haviam multidões convertendo ao evangelho de Jesus.
Olhe que isto era no "DESERTO".
O porque de João Batista não ir ao templo da sinagoga? Porque ele sabia que lá, só tinha fariseus, saduceus, e escribas para contestar, e criticar o evangelho puro de salvação e sabia que eles eram hipocritas!
E o seu destino era santificar-se e preparar o caminho do Senhor Jesus.
Com todoa certeza, vamos em breve ter que fazer cultos domésticos nas casas como no tempo do pentecoste, porque as igrejas os templos de paredes, é caminho contrário ao evangelho de Ide e pregai.
Vejam que igrejas de paredes já vem do templo dos apóstolos, que traziam sérios problemas para eles e o evangelho sendo escandalizado; através das igrejas de Laudiceia, Corinto e etc que só tinha contentas e avarezas, imoralidade e etc.
Assisti um culto em uma certa igreja e pusseram uma sra que falam que é pastora que virou moda agora ser mulher de pastor automáticamente vira pastora, onde está na bíbila isto? Só se já tem a nova bíblia do anticristo que não sabemos que já está sendo pregada em igrejas.
O pior de tudo, que estas sras pobre de espírito não sabem nada da bíblia e ganham altos salários para aumentar a corrupção e mordomias dos líderes e maridos pastores.
Isto que falo é realidade e tenho provas!
Voltando o assunto da sra que fala que é pastora, está sra do ínicio ao fim da sua palestra que pregação da Palavra não foi hora alguma; só bla,bla,bla, ela só falava que Deus lhe deu uma casa e falou, falou só em prosperidade e bla bla bla, e a Palavra de Deus nada! Não dava mais para ficar perdendo tempo com aquilo, é simplesmente insurpotável! Não dá! Estão brincando com Deus, isto é coisa séria! Não brinquem com Deus!
Irmão James, isto está normal hoje em dia nas igrejas de paredes, o negôcio é prosperidade dinheiro, e desfile de carros e moda só!
É a apostasia que já começou nas igrejas.
Jesus Cristo, está em segundo plano ou até esquecido.
O Espírito Santo fora das igrejas de paredes e até mesmo dos corações de alguns líderes e cristãos que se dizem professos!
Com toda certeza! ONDE ESTIVER DOIS OU MAIS REUNIDOS EM MEU NOME LÁ EU ESTAREI ASSIM DISSE JESUS CRISTO O NAZARENO.
SEJA EM QUALQUER LUGAR JESUS LÁ ELE ESTÁ NOS CORAÇÕES QUEBRANTANDOS DOS SEUS SERVOS FIÉIS AO VERDADEIRO EVANGELHO DE SALVAÇÃO E VIDA ETERNA.
Para mim chega! não quero passar mais raiva em pronunciar este nome igreja, instituições que se dizem evangélicas que são apenas para sonegação de impostos, e irequecimento ilícito, corrupção moral e espiritual.