Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


outubro 04, 2009

Como fora a comunhão aos que morreram antes do surgimento das igrejas evangélicas??!!

.
Os evangélicos categoricamente, afirmam, muitos em tons agressivos que, somente existirá comunhão entre os irmãos, se estes estiverem reunidos em alguma igreja evangélica, ou, como passamos a afirmar, igrejas evangélicas templos de tijolos.

Entretanto, como todos sabemos, as chamadas igrejas evangélicas, subsistem há tão pouco tempo se as relacionarmos com a existência no evangelho de Cristo da igreja primitiva conforme relatado pelos Atos dos Apóstolos, no capítulo 2, no qual encontramos a verdadeira comunhão da Igreja em Cristo, qual seja, versículos 42 a 45:

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister
.”

Pois bem, olhemos pelo tempo da existência de algumas das igrejas evangélicas templos de tijolos mais antigas (os seus frequentadores são maiores conhecedores de suas histórias):

- a primeira Batista nasceu quando um grupo de refugiados ingleses foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa em 1608;

- a Assembléia de Deus e a nova doutrina pentecostal, teve seu apogeu inicial através de um de seus principais discípulos, um pastor leigo negro, chamado William Joseph Seymour, na rua Azusa, Los Angeles, em 1906;

- a Adventista do Sétimo Dia foi fundada oficialmente em 1863, 21 anos após o Movimento Millerita (evento ocorrido no ano de 1844);

E, desnecessário se faz, relacionarmos o tempo da existência de igrejas evangélicas templos de tijolos, como Renascer, Universal, Deus é Amor, Internacional da Graça, e mais um milhar de outras.

Mas, conforme nossa indagação título, como podemos ter entendimento do ocorrido com os de outrora, na inexistência deste emaranhado de denominações, as igrejas evangélicas templos de tijolos?

Será que não houve a comunhão entre os irmãos pela não existência de igrejas evangélicas templos de tijolos??

.
_______________________

6 comentários:

Armando Marcos disse...

Oi JAmes:

é aquela, um dos meus lemas no blog é "Porque o Cristianismo não começou em 1906", hehe
pois antes das proprias igrejas evangêlicas, hoje em dia muitos nem sabem quase nada sobre antes do pentecostalismo( talves Lutero)
Abraços
Armando

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas, irmão Armando Marcos.


A ignorância bíblica é de assustar neste povo evangélico, milhares vivem do ouvir seus pregadores famosos, "seus" pastores, mas, não vislumbram o entendimento na Palavra de Deus...

Deus o abençoe e aos seus ricamente, e por sua nobre visita ao nosso humilde espaço.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.

Fraternalmente,


irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"

...
..
.

Anônimo disse...

A Paz

Prezado, já encontrei muitas coisas interessantes em seu blog, já falei sobre ele em meu blog, sigo-o e estou aqui novamente.

Isto posto, peço que ouça as minhas considerações.

Sei que seu intuito com essa matéria é levar os seus leitores a reflexão sobre o papel das igrejas na vida dos cristãos.

Entretanto, eu lhe pergunto: se todos começassem a questionar o que o senhor questiona, onde chegaríamos? Qual é a saída para a, digamos, "igrejolatria" de alguns? Compreende que propor mudanças - ou simplesmente cogitá-las - é uma enorme responsabilidade? Compreende que se eu levanto problemas eu preciso, necessariamente, possuir de antemão as repostas?

Vejo - não especificamente da sua parte - uma verdadeira guerra, uma campanha de ódio contra as igrejas enquanto instituições. É preciso responsabilidade. Os maiores críticos, que por falta de personalidade se escondem atrás do "bom-humor", eles porventura fornecem respostas, ou só jogam pedras na vidraça? É irresponsável fazer oposição a algo sem possuir soluções.

No plano político, o Brasil está prestes a se libertar de uma organização política que, enquanto posição, fazia uma crítica irresponsável aos governos vigentes. Assim que passou a ganhar voz e assumiu o governo, mostrou-se miseravelmente pior do que TUDO o que lhe antecedera.

Deixo estas palavras sem nada pessoal contra você, mas no intuito de fazê-lo refletir sobre se vale mesmo a pena aderir a esta facção que odeia as igrejas, os pastores, mas que não possui alternativa alguma a apresentar, até mesmo porque ela não existe.

Em Cristo

Anderson disse...

A paz do Senhor Jesus irmão James!

Realmente irmão James eu penso que a mensagem que o Senhor nos deu para pregar só irá ser proveitosa aos que amam puramente o evangelho o Senhor Jesus, aos que enxergam que a igreja é o sistema denominacional e nada além disso não podemos fazer muito só orar por eles mesmo, mas porventura falando a verdade alguns despertem e quem derá nós mesmo despertemos e nos mantenhamos acordados sóbrios e vigilantes.

Eu gostaria de perguntar também, onde tomam a ceia os irmãos da igreja perseguida que chegam a ficar 10 anos ou mais presos numa solitária isolados de todos os outros cristãos!?

A comunhão é em Espírito e em Verdade, não consiste simplesmente em amontoarmos pessoas num local, seja numa casa, numa praça, numa avenida, a comunhão é entre todos que tem o mesmo Espírito e vivem a mesma Verdade, para isso não há barreira de distância ou de tempo. O irmão mesmo é de outro estado diferente do meu mas temos comunhão porque os mesmos sofrimentos se cumpre sobre todos os irmãos em diferentes partes do mundo, temos comunhão nos sofrimentos para que sejamos também participantes da alegria.

Não podemos calar a voz do Senhor, não podemos deixar de falar a verdade, não podemos abandonar a comunhão do Santo Espírito.

A comunhão não é na Judeia nem em Samaria mas sim em Espírito e em Verdade. Pois mesmo separados no corpo mas estamos sempre presentes no Espírito é isso que nos une, o Senhor Jesus é isso que temos em comum! Lógicamente temos muito prazer em estar próximos dos irmãos mas dai a alguém dizer que se eu não tenho uma bandeira denominacional eu não tenho comunhão isso é anti-biblico. Nós precisamos falar estas coisas sim, pois não estamos disputando o poder, como disse Jesus no sistema do mundo os líderes dominam sobre os liderados mas entre nós não é assim, o maior de todos é o que serve e se alguém quiser ser grande aprenda a servir. Pois entre nós quem nos serve é Jesus, este sim é grande.

Anderson
Blog Fimdosdiasnaterra

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas, [C. R.] O Cristão Revoltado!.


Entendo sua posição, mas, rogo-te, entenda a minha!

Jamais participei de qualquer facção, e creio que em meu humilde blog em tempo algum mostrei este posicionamento, tão somente, tenho todo o zelo de primar em não propagar teologias, doutrinas, tendências, congregações, bandeiras religiosas, mas na pregação do evangelho de paz de nosso Senhor Jesus Cristo, e na união de todos aqueles que desejam adorar ao Senhor em espírito e em verdade.

Sobre seu questionamento, qual a utilidade, a nível de crescimento e amadurecimento espiritual podemos encontrar nas igrejas evangélicas, enquanto instituições???

Aliás, o único objetivo que se encontra nas igrejas evangélicas, enquanto instituições, é o enriquecimento!!!

Renascer, Universal, Internacional da Graça, Assembléia de Deus, Batistas... são verdadeiros oligopólios religiosos, onde o importante é o que entra como recursos financeiros, e não o que o freguês irá se edificar como espiritual!!! Estou errado???

Em qual púlpito, de todas as igrejas evangélicas, enquanto instituições, encontramos a mensagem do evangelho de Cristo, as Boas Novas, a salvação das almas???

Os púlpitos viraram palanques, donde saem mensagens que distorcem a Palavra de Deus, ensinando as gentes a barganhar com Deus, ensinam uma suposta compra de bênçãos, as reuniões não são solenes, os evangélicos não se reúnem em comunhão, mas para ouvirem qualquer coisa que não seja espiritual, o próprio irmão Paulo fez referência aos coríntios (1Coríntios 11)... “porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior”, e, isto é o que está ocorrendo em nosso tempo presente, milhares andam com Bíblias nas mãos, se reúnem nestas igrejas evangélicas, enquanto instituições, mas caminham a passos largos para a perdição...

... não estão buscando Cristo para salvação, mas como um gestor de negócios!!! Estou errado???

Por certo, encontramos em todas as igrejas, enquanto instituições, alguns que realmente almejam um dia estar na presença do Santo Cordeiro, mas, fechar todas, eu disse TODAS, as igrejas evangélicas, enquanto instituições, não faria mal algum, muito menos aos que desejam os céus!!!

Assim, uma coisa é líquida e certa, em momento algum, me posicionei como o dono da verdade, nunca revoltado, mas entristecido com o que praticam usando a Palavra de Deus, e, para a solução de todos os problemas que venho apontando, existe sim uma solução, estão nas Sagradas Escrituras, em Cristo Jesus, basta que apliquemos nosso tempo em meditar e buscar ao Senhor dia e noite, buscar de Deus entendimento. E isto é o que humildemente procura fazer!!!

Por fim, há alguns anos atrás, ouvi de vários irmãos distintos, que a igreja iria voltar como aos tempos primórdios, qual seja, a se reunirem nas casas. Espero em Cristo, poder viver este tempo!!!!!

Deus o abençoe por sua rica visita e por seu questionamento, pois, traz a luz das Sagradas Escrituras o que precisamos mostrar.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.

Fraternalmente.

James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"


...
..
.

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas, amado em Cristo, irmão Pregador do Evangelho de Jesus .

Em verdade, é o que nos traz, a real comunhão em Cristo, independe do local em que estamos reunidos, mas sim, como estamos reunidos...

... milhares se aglomeram nestas igrejas evangélicas templos de tijolos, dia após dia, e não se conhecem!!

Louvo a Senhor, que nos uni em amor fraternal, em comunhão em Cristo Jesus, e no entendimento de qual seja a boa, a agradável e a perfeita vontade de Deus...

... e que partilhamos do mesmo constrangimento de não nos calar diante os que abandonam a fé, mas, como arautos, falarmos da verdade do evangelho de Jesus. Aleluia!!

Deus o abençoe e aos seus ricamente, e por sua nobre visita ao nosso humilde espaço.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.

Fraternalmente,


Irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"

...
..
.