Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


novembro 26, 2008

A Promessa de nossa entrada no Céu

...
Definição. O vocábulo céu, no hebraico shämayim e no grego ouranos, é usado com vários sentidos nas Escrituras. Porém, pelo freqüente uso na Bíblia, se destacam dois significados básicos: o céu natural e o céu como habitação de Deus e dos santos anjos.

a) O céu natural. O céu natural ou físico é o espaço ilimitado e indefinido onde se movem os astros (Gênesis 1.14-17). Este céu é descrito no hebraico bíblico como [ räqîa' ], isto é, "vastidão celeste" ou "espaço infinito dos céus": "E chamou Deus ao firmamento [ räqîa' ] Céus [ shämayim ]" (Gênesis 1.8 – ARA). Embora belo, o céu físico é temporário, passageiro (2Pedro 3.10,12; Mateus 5.18; 24.29, 35; Marcos 13.25; Apocalipse 21.1);

b) O céu, morada de Deus. "Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo" (Deuteronômio 26.15; 2Crônicas 6.18; Salmos 2.4; Efésios 6.9). Este céu embora real transcende a experiência humana. Ele é descrito como o trono de Deus, a habitação do Altíssimo (Isaías 66.1; Mateus 5.34; Atos 7.55,56), mas também a morada dos santos em Cristo (João 14.1-3). Do céu, a morada do Altíssimo, o Senhor abençoa o seu povo (Deuteronômio 26.15), ouve o seu ungido (Salmos 20.6) e provê sustento para o seu povo (Salmos 105.40).

Em 2Coríntios 12.2, Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, revela a existência de três céus. A Bíblia não fala diretamente a respeito desses três, porém, o ensino geral das Escrituras atesta:

- o céu, como a atmosfera que circunda a terra (Oséias 2.18; Daniel 7.13; Mateus 8.20; 13.32);

- o segundo, como o céu estelar (Gênesis 26.4; Apocalipse 6.13);

- e o terceiro, muito mais glorioso e belo do que os outros dois é identificado como o paraíso ou terceiro céu (2Coríntios 12.2-4; Lucas 23.43). Este lar é a mansão eternal prometida aos salvos em Cristo Jesus.

A promessa de nossa entrada no céu e a esperança cristã.

A esperança é uma das três virtudes do cristianismo (1Coríntios 13.13). A esperança cristã na vida futura e no glorioso lar preparado por nosso Senhor Jesus Cristo, está fundamentado no imensurável amor de Deus em Cristo (Romanos 5.5-10), e na esperança que procede da virtude do Espírito Santo (Romanos 15.13). O crente que tem esperança na vida eterna "purifica-se a si mesmo, como também ele é puro" (1João 3.2,3). O crente anseia em ser revestido de sua habitação que é do céu (2Coríntios 5.2), pelo corpo glorioso que o aguarda (1Coríntios 15.41-44).

A promessa de nossa entrada no céu e sua realidade.

O céu é real. Paulo foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar (2Coríntios 12.2-4). O céu é a habitação dos anjos (Mateus 18.10; Efésios 1.10). Por fim, todos os redimidos em Cristo, estarão eternamente no lar celeste revestido de um corpo glorioso (1Tessalonisences 4.16,17).
...

6 comentários:

Joice Worm disse...

Obrigada pela visita, James.
Sem este amor no coração, nada seria possível.
Uma beijoka grande para ti.

JamesCondera disse...

Graça e paz vos sejam multiplicadas.

Joice, somente o amor de Jesus Cristo é que nos faz ter a certeza que, para Deus nada é impossível.

Deus a abençoe por sua rica visita ao nosso humilde blog.

Fraternalmente.
James.

Marlene Maravilha disse...

Lindo post! Continuo aprendendo, que bom!!
Gosto de blogs que estao a servico do Senhor!!!
Deus te abencoe! e um lindo final de semana na presenca deste Pai maravilhoso!
Abracos

JamesCondera disse...

Graça e paz vos sejam multiplicadas, irmã Marlene Maravilha.

Sempre estaremos aprendendo da Palavra de nosso Deus, sempre há uma novidade de vida a nos maravilhar...

Deus abençoe por sua rica visita ao nosso humilde blog.

Fraternalmente.
James.

Allen Sarlo disse...

A Paz do Senhor!! linda postagem, e agradeço pela sua visita ao nosso blog, vamos ser parceiros ok!! estarei colocando seu link no nosso, e ficarei muito grato se ciolocar o nosso no seu, q Deus em Cristo vos abençoe grandemente!! E TAMBÉM SOMOS SEUS SEGUIDORES NO BLOG!!

JamesCondera disse...

Graça e paz vos sejam multiplicadas, amado irmão Allen Sarlo.

Sempre quando nos colocamos na direção do Senhor, as palavras buscam o mais sublime Amor de Jesus, nosso Salvador...

Deus o abençoe ricamente e por sua rica visita ao nosso humilde blog..

Fraternalmente.
James.