Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


setembro 05, 2008

Conhecendo a Bíblia - 20ª parte

...
PROVÉRBIOS DE SALOMÃO

O livro de Provérbios, como declara a sua introdução, tem como propósito ensinar as pessoas a alcançar sabedoria, a disciplina e uma vida prudente, e a fazer o que é correto, justo e digno. Em suma, ensina a aplicar e fornecer instrução moral. O título do livro vem originalmente de sua forma hebraica Míshlê Shelomoh ("Provérbios de Salomão"). Como é comum na Bíblia Hebraica, o título hebraico do livro é simplesmente um conjunto de palavras do primeiro verso do livro.

Salomão escreveu e compilou a maior parte do livro de Provérbios no princípio de seu reinado, (1Reis 4.29-34; 10.24), Provérbios 1.1, mais poemas de Agur (cap. 30), Lemuel (cap. 31). Foram compilados pelos escribas de Ezequias, rei de Judá (25.1). Uma vez que o Livro de Provérbios é uma compilação, sua composição estendeu-se por um longo período, com a obra principal datada de cerca de 950 aC. Os caps. 25-29 são identificados como transcritos pelos “homens de Ezequias”, o que situa a cópia em cerca de 720 aC, embora o material em si fosse de Salomão, talvez retirado de um documento separado encontrado no tempo de Ezequias.

Salomão, rei de Israel, era filho de Davi e de Bate-Seba. Ele reinou por quarenta anos, de 970 a 930 aC, assumindo o trono quando tinha cerca de vinte anos de idade. Sem dúvida influenciado pelos Salmos escritos por seu pai, Salomão nos deixou mais livros do que qualquer outro escritor do Antigo Testamento, excetuando-se Moisés. Parece provável que Cantares de Salomão tenha sido escrito quando ele era um jovem romântico; Provérbios, quando estava mais maduro e no auge de seu poder; Eclesiastes, quando já estava mais idoso, mais inclinado a conclusões filosóficas— e talvez mais cínico. Se poder não se mostrava em campos de batalha, mas no domínio da mente: meditação, planejamento, negociação e organização. A reputação de Salomão para a sabedoria provém não apenas de seus resultados práticos, como no caso da disputa de um bebê (1Reis 3.16-27), mas também de declarações diretas das Escrituras. Em 1Reis 3.12 Deus diz: “Eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará.” Em 1Reis 4.31 ele é considerado “mais sábio do que todos os homens”, seguindo um citação de vários nomes de homens sábios para comparação.

Podemos encontrar diversas formas literárias no livro de provérbios: poemas, pequenas parábolas, lições de vida. Entre as figuras literárias mais comuns, podemos citar as antíteses, as comparações e personificações. Os provérbios são o adorno do Velho Testamento. Salomão viveu 500 anos antes dos sete sábios da Grécia e 700 anos antes de Sócrates, Platão ou Aristóteles, então Salomão não dependia nos escritos dos outros, mas sim de Deus.

Um provérbio é uma parábola condensada. Uma parábola é um provérbio ilustrado.

Tudo nos proporciona uma prova valiosa de conduta pessoal. Mostra o positivo e o negativo. Jesus nos aconselhou em Mateus 10.16, a sermos "prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas."
...

Um comentário:

Rosa Farias disse...

Paz, amado irmão,gostei muito da sua visita em meu blog:grande é o senhor e como estou excluindo ele,postei mais uma vez a mesma mensagem em que você postou um comentário e então tomei a iniciativa de postar outra vez o seu comentário só que no meu mais novo e logo,logo único blog que é:rosineidefarias.blogspot.com;na verdade o blog se chama Rosa de Sarom, passa lá e me visita deixa um comentário não só das mensagens, mas de todo o blog, também aceito críticas construtivas.

Paz de Cristo.