Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[782,630]


março 14, 2008

Um só corpo...

...
sabendo que a nossa comunhão é que nos traz verdadeiro entendimento da gloriosa Palavra de Deus, vejamos:

Já há mui tempo se faz ênfase sobre os dirigentes eclesiásticos do séc. XXI, os quais são homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, ingratos, profanos, sem afeto natural, caluniadores, cruéis, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, que infelizmente, nas igrejas as pessoas desavisadas, desatentas e desinteressadas em conhecer a Palavra de Deus, os chamam de "líderes", uma das definições que mais me causa repúdio.

Entretanto, e, para glorificar o nome do Senhor, é o que se cumpre da Palavra de Deus que nos afirma que haveria e há, tais homens: "Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos." (Mateus 24.5,11), "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição." (1Pedro 2.1).

Aliás, enquanto eu vivia nas trevas, estes homens eram parte do motivo que me levava a afastar cada vez mais da presença do Senhor, não só a mim, mas a muitos outros que não se aproximam de Jesus em função destes cães, porém, agora valorizo cada segundo na presença de nosso amado Salvador, aprendendo com nosso amado Consolador, o Espírito Santo, que a Bíblia se aprende em pouco tempo, porém o entendimento vem nos sendo aprimorado no Amor de Deus, e esse Amor é fazer o que agrada a Deus. E, temos a certeza do que agrada a Deus é nos alegrar do cumprimento da Palavra de Deus, e além, o Senhor dos Exércitos nos ordena de forma Soberana: "E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi." (Lucas 9.35). E aquele que dá ouvidos ao Senhor não se confunde com os acontecimentos e se acautela "E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles" (Romanos 16.17).

Sabemos que a unidade da "Igreja de Deus" neste século é fundamental para que vivamos uma vida de inteira comunhão com Cristo Jesus, entretanto, creio que esta unidade nada tem haver com a união das igrejas que por aí estão, mas que esta unidade se dá em Cristo e entre aqueles que realmente desejam buscar a santificação e um Dia glorioso viver com Cristo Jesus, deixando as coisas deste mundo, buscando uma vida de inteira comunhão com Deus. E, esta comunhão com Deus que nos leva a santificação, deve-se dar quando morremos a cada dia para alguma coisa, começamos a mudar nossos trajes cotidianos, a mudar nossa maneira de falar, nossa maneira de agir... Enfim, tudo em nós deve nascer de novo, devemos experimentar o ser uma "nova criatura" e criatura em Cristo Jesus.

Porém, sobre estas igrejas que se intitulam "evangélicas" e sobre estas pessoas que se intitulam "evangélicas", nosso Amado Salvador Jesus Cristo (que nos diz para sermos "crentes", "cristãos" e não "evangélicos"), fez referências sobre elas nas parábolas "das dez virgem" (Mateus 25.1-12) e do "semeador" (Lucas 8.5-15), parábolas onde são narrados tudo quanto se haveria de encontrar nas igrejas e como seria seus membros.

Lucas 8
5 Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram;
6 E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade;
7 E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram;
8 E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
9 E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta?
10 E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.
11 Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;
12 E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;
13 E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;
14 E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;
15 E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.

Mateus 25
1 ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
3 As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.

Gostaria de ressaltar sobre a unidade com estes que se dizem "cristãos", mas não vivem conforme a vontade soberana de Deus, se vestem de qualquer maneira, vivem falando gírias, mulheres com cabelos tosados e calças, enfim, vivem nas igrejas como se vivem na vida mundana. Creio que esta unidade é um tanto quanto preocupante, pois sabemos que o Senhor Jesus jamais ensinou seus discípulos a se unirem com os que pregam em nome do Senhor, mas disse que não se impedisse que estes o fizessem:

Marcos 9
38 E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.
39 Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.
40 Porque quem não é contra nós, é por nós.

Bem como nosso amado irmão Paulo, como a exemplo do Senhor Jesus, não orientou a união com aqueles que simplesmente pregam a Jesus, mas não vivem uma vida de humildade e mansidão:

Filipenses 1
15 Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;
16 Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.
17 Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.
18 Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.

Como podemos primar pela unidade com aqueles que não querem viver a comunhão com Cristo e sua Igreja "Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós." (1João 2.19), como haver então tal unidade??

Ainda, podemos notar em esta geração, que muitos são os que gostam de escrever sobre a Palavra de Deus, dando seus próprios entendimentos, há vários blogs por aí, entretanto, achando-se mestres, falam, falam, falam, mas na realidade não dizem nada, não chegam ao âmago da questão, não dão as conclusões verdadeiras, não dizem o que realmente deve ser dito, fazem rodeios mas não chegam o ponto fundamental de se servir a Deus, o que nos diz o Senhor: "Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos." (Mateus 11.25) e "Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados." (Tito 1.15).
...

Nenhum comentário: